09 setembro 2010

Sobre Picuí, Mocotó... e uma musse para você fazer no fim de semana

Carne de avestruz (Crédito: Divulgação)
Outro dia estive em Maceió para visitar os vencedores da última edição da Veja - Comer & Beber da cidade. Só que esse "outro dia" é forma de expressão dos tempos modernos, pois me dei conta que já faz um ano: a próxima edição do especial gastronômico da capital alagona vai às bancas no fim do mês e, dessa vez, eu estou colaborando com a edição dos textos. Foi assim que acabei por relembrar do Picuí, uma delícia de restaurante comandado pelo chef Wanderson Medeiros.

Há alguns anos ele assumiu o comando da casa inaugurada no fim dos anos 80 pelos pais, Rosimero e Inácia e..bingo! No comando das panelas, deu novo fôlego ao restaurante famoso por servir enormes porções de carne de sol. Quando estive lá, provei uma criativa carne de sol de avestruz que chegou à mesa com um creme de abóbora suave e rodelas de bananas flambadas. Tudo de bom, mas o que fica batendo na minha memória adocicada é mesmo o sensacional sorvete de rapadura.

Rodrigo Oliveira (Crédito: divulgação)
E de onde o Wanderson Medeiros tirou essa receita? De um restaurante paulistano, do qual ele é fã confesso: o Mocotó, comandado pelo chef Rodrigo Oliveira que, assim como Wanderson, assumiu a casa fundada pelos pai em 1973 e, com suas revisitas às receitas nordestinas, tornou-se um dos chefs mais badalados da nova geração. 
No mês de outubro (21/10), Rodrigo ensina, em uma única aula, a fazer saladinha de feijão-verde e queijo de coalho, escondidinho de carne-seca e tapioca de café com doce de leite e chocolate. Inscrições abertas desde já na Escola São Paulo. Por enquanto, você pode testar uma das receitas do chef aí na sua casa.



Musse de Chocolate com cachaça


Musse (Crédito: Divulgação)


Ingredientes
350g de chocolate amargo (70%) de cacau picado
250g de creme de leite fresco
100g de cachaça artesanal envelhecida em bálsamo
45 g de manteiga derretida
75g de açúcar
6 claras e 6 gemas


Para a decoração
Calda de chocolate
Raspas de chocolate
Chantilly de cachaça (feito com 350ml de creme,100ml de cachaça branca e 50g de açúcar na batedeira)


Modo de fazer:
Derreta o chocolate em banho-marinha e mantenha-o aquecido. No liquidificador, coloque as claras e, com o aparelho ligado, adicione o chocolate derretido, a manteiga, a cachaça e o açúcar. Reserve e dexe esfriar completamente. Numa tigela de inox, leve as gemas ao banho-maria batendo até chegar a um creme fofo e brilhante. Tome cuidado para não coagular as gemas com calor excessivo. Reserve.
Depois que estiver frio, vá para a segunda etapa: bata o creme de leite gelado até firmar e triplicar de volume. Junte gentilmente as gemas e, por último, o creme de chocolate. Despeje em taças, leve a geladeira e depois decore com chantilly de cachaça, calda de chocolate e raspas. (ufa, acho que a melhor pedida é mesmo correr para almoçar no Mocotó. Mas vá cedinho viu? A casa lotaaaaa!).



2 comentários:

Faça uma blogueira feliz: comente!