27 setembro 2010

Domingo + chuva = invenção na cozinha


Esse não é, definitivamente, um blog de receitas mas, vez ou outra, abro uma exceção e há até um tópico, Testado e Aprovado, com algumas delas. Na verdade, por enquanto sou melhor comilona que cozinheira, mas pratico bastante. E cá entre nós, dos tempos de vida em república de estudantes, quando miojo tinha status de refeição completa, até hoje, eu melhorei bastante. Aliás, tem gente que acha que eu sou fera nas panelas. Como alguém-não-sei-quem disse um dia, "tudo é uma questão de atitude". E eu, quando quero, engano bem.

   Inspirada por um chilli delicioso que comi outro dia no bar Exquisito!, na Bela Cintra, minha última investida no domingo chuvoso foi fazer esse chilli aí da foto, servido com nachos e um cream sour também de improviso. Sem um chef mexicano para me dar uma aula, trilhei o caminho óbvio: internet. Depois de milhares receitas, cheguei à minha. Ficou faltando o guacamole para acompanhar, mas como estava chovendo a cântaros (graças a Deus!), me arrumei com os ingredientes que tinha em casa.

Como nos conta a carioca Marcia Algranti em seu eficiente Pequeno Dicionário da Gula, o chilli com carne é um prato tex-mex, com forte influência americana, bastante comum em cidades que fazem fronteira com o México e também em Nova York. Consiste em carne ensopada com temperos e pó de chilli (mistura de pimenta seca moída, orégano, cominho, coentro, alho, cravo e pimenta da jamaica) que, ao final, é acrescida de feijão.
Bom, eu não tinha o pó de chilli em um domingo chuvoso, mas tinha pimenta dedo-de-moça no vasinho que cultivo aqui em casa. E, claro, que primeira investida, não ficou igual ao do Exquisito!, mas eu chego lá. Mãos à obra?

O que usei:

300 gramas de patinho moído
1 1/2 xícara de feijão fradinho cozinho
Alho e cebola para refogar a carne
Tomate em cubos
Umas dez pimentas dedo-de-moça pequenas (bom... eu curto receitas apimentadas!)
E um monte de tempero: cominho, páprica, orégano, coentro, cravo, noz-moscada e sal.

Como fiz:
Primeiro cozinhei o feijão só com uma folha de louro e bati metade dele no liquidificador com um pouco da água do cozimento, para formar uma pasta.
Em outra panela, coloquei azeite, refoguei alho e cebola e a carne. Aí fui juntando o tomate, os temperos e as pimentas. Por último, coloquei a pasta de feijão e os grãos que sobraram amassando-os um pouco com o garfo.

Para o cream sour
Bati um pouco de cream cheese com duas colheres de creme de leite e suco de limão. Era o que tinha em casa, mas, de boa? O original (no Santa Luzia tem) comprado é bem melhor.

2 comentários:

  1. claudia pinto6/10/10 11:45 AM

    Sempre q passeio por aqui me divirto! Vc me anima: arregaçar as mangas e voltar pra cozinha. Claro que te dou um toc, caso isso realmente aconteça, ok? rs
    bjoca

    ResponderExcluir
  2. Quando quiser alguém pra provar e aprovar o seu chilli, conte comigo. Adoroooooooo chilli.

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz: comente!