19 março 2009

Zeppola de São José

Eu adoro zeppola de São José. Primeiro, porque sou formiga e isso é doce dos bons. Segundo, porque tudo que tem história costuma me atrair. Por isso, tinha prometido que neste ano, no Dia de São José (19 de março), eu iria fabricar em casa as minhas próprias zeppole (no plural, em italiano). Fazer a massa, o creme, decorar... Só que estou mergulhada em trabalho, não rolou e o jeito foi comprá-las no Santa Luzia (Al. Lorena, 1471, 3897-5000). Claro que me dei bem. Duvido que as minhas ficariam tão boas. Mas, prometo, eu 2010 eu tento!

Por enquanto, depois de St. Patrick (nossa, quanto santo esta semana) fica aí um bom motivo para comer zeppolas hoje. Ou amanhã, ou depois... O Santa Luzia vende até sábado (21).

A zeppola é um doce napolitano preparado com massa leve, mel e castanha de caju picada. No recheio, creme de baunilha. Na Itália, está associado ao dia de San Giuseppe, ou seja, ao Dia de São José celebrado pelos católicos em 19 de março. De meados de fevereiro em diante, as doceiras de todo o país aumentam a produção de zeppolas, sobretudo hoje, quando as pessoas compram para a sobremesa e para presentear seus pais e todos os Josés que conhecem.

Um comentário:

  1. Ai, já vou ter que experimentar. Culpa sua, Monica...rs Tudo pela cultura gastronômica.

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz: comente!