15 março 2009

Monica's Bakery

Sei lá, desde que 2009 começou estou numa mania de fazer pão e afins. Aprendi a fazer pão pita, achei na net uma receita de biscoitos de pimenta e a reinventei, acrescentando outras coisas (ficou ótimo para acompanhar a cerveja), fiz pão integral com semente de linhaça e desenterrei uma receita de pão de cenoura que sempre é sucesso - é o pão de cenoura da tia da Maysa. O nome da tia da minha amiga eu não lembro, mas ela esteve uma vez em casa e me ensinou a receita, que hoje chamo de "pão da tia da Maysa".

Minha última investida foi usar essa receita, que rende quatro pães grandes, em minipãezinhos para coquetel. Só que eu não queria só de cenoura. Fiz também de espinafre, alecrim e beterraba. Deu muito certo e ficou coloridíssimo. Abaixo as fotos e o passo a passo para quem quiser se aventurar também! É fácil, mas demanda tempo: no total, foram 5 horas de diversão na cozinha.

A receita original da tia da Maysa

Ingredientes:
3 ovos
3 cenouras raladas
2 copos (do tipo requeijão) de leite
1/2 copo (do tipo requeijão) de óleo
2 tabletes (30g) de fermento para pão
1 quilo de farinha de trigo (mais ou menos)
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal

Modo de fazer:
1. Bata no liquidificador os ovos, as cenouras, o leite e o óleo.
2. Em seguida, junte a mistura aos ingredientes secos, sovando a massa até ficar macia. A quantidade de farinha pode variar. Importante é a massa ficar macia, lisa, sem grudar (mas o ponto ideal, na verdade, a gente só descobre fazendo várias vezes). Cuba a massa e deixe descansar até dobrar de volume (cerca de 1 hora em dias quentes).
3. Divida a massa em quatro partes e enrole os pães. Deixe descansar novamente. Aqui você pode usar o truque de mãe, de colocar uma bolinha da massa no copo d´água. Quando ela subir, é hora de assar em forno médio, pré-aquecido.


A versão: minipãezinhos para coquetel


Passo 1:
Use a criatividade para dar sabor aos pãezinhos.
Usei cenoura, beterraba, espinafre cozido e alecrim. Mas também já pensei que dá para fazer de abóbora, mandioquinha, cebola, abacate...

Passo 2:
Peque a mistura líquida da parte inicial da receita original e divida-a em quatro partes iguais (ou três, ou duas... Depende de quantas variações você quer). Depois volte-as separadamente ao liquidificador para juntar os ingredientes escolhidos. No caso do alecrim, que é seco, não precisa.

Passo 3:
Divida os ingredientes seco na proporção correta e junte as respectivas partes líquidas, já devidamente "com sabor". As massas vão ficar assim, coloridas. Cubra e deixe descansar.

Passo 4:
Hora de dar formato e colocar em forma untada com margarina e farinha de trigo. Se estiver grudando, acerte o ponto com mais farinha. Deixe descansar e leve ao forno. Cuidado: como são pequenos, os pãezinhos podem queimar. Melhor começar com fogo baixo e quando estiver assado aumente para dourar. O processo é rápido, cerca de 15min dependendo da potência do forno.

Passo 5:
Enfim, os pãezinhos prontos, coloridos. A receita rendeu cerca de 120 unidades.

4 comentários:

  1. Que máximo esse blog, dá água na boca! Vou mostrar o post pra minha tia, que se chama popularmente Teco. beijos com saudades :)

    ResponderExcluir
  2. Ops! Muitos anos depois, descubro o nome da Tia da Maysa. Ou melhor, o apelido: Tia Teco. E agora, heim? Melhor "Pão da Tia da Maysa" ou "Pão da Tia Teco"? Oh dúvida cruel!!!!
    Valeu pela visita Maysa, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Caramba, adorei a aulinha, super didática e bonita de ver. Uma super produção. Seu blog tá cada vez melhor, Ms Monika Bakery.

    ResponderExcluir
  4. Lindos pães! És uma jornalista/cozinheira fantástica!

    Quero provar todos quando estiver ai!

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz: comente!