17 março 2009

Um brinde ao Saint Patrick!

É hoje o famoso Saint Patrick’s Day – em outras palavras, o dia de São Patrício, o padroeiro da Irlanda. Por lá, nesse dia de feriado nacional, rola um megaevento cultural. Irlandeses, descendentes e festeiros em geral se vestem de verde e saem às ruas para celebrar as suas tradições – e entre elas está a cerveja.

Bom, do lado de cá, Saint Patrick’s Day quer dizer dia de tomar uma Guinness (ou uma Murphys ou uma Beamish...) em um dos vários pubs da cidade. Entre os pubs de São Paulo, o meu preferido desde não sei quando é o Finnegan's Pub (Rua Cristiano Viana, 358, Pinheiros, 3062-3232), inaugurado no fim dos anos 80. Ótimo lugar para ouvir música, bater papo, paquerar e, claro, tomar cerveja.

Outra opção testada e aprovada é o All Black (Rua Oscar Freire, 163, Jardins, 3088-7990), onde rola hoje uma festa comandada pelas bandas Malaco Soul e Insônica e promoção de chope Guinness (R$ 10,00 o copo de 440ml). Seja qual for a sua escolha, não importa. Aliás, vale até mesmo ficar em casa. Só não deixe de tomar uma pro santo, ok? Assim a gente garante que não vai faltar cerveja gelada o ano inteirinho...

Ah, claro, só falei da cerveja mas não expliquei os fatos...
Bom, vamos lá:



Saint Patrick, ou São Patrício, nasceu em meados de 385 d.C., no País de Gales. Quando tinha 16 anos, foi levado como escravo para a Irlanda, vizinha de seu país de origem. Maewyn Succat, nome verdadeiro do padroeiro, conseguiu escapar da escravidão e retornar à Inglaterra, onde se tornou padre. Anos mais tarde, já consagrado Bispo, ele ganhou o nome de Patricius (Patrick no inglês), que vem do latim e significa “pessoa nobre da pátria”. Com a intenção de evangelizar os pagãos, St. Patrick retornou à Irlanda, onde o catolicismo ainda era desconhecido. Para difundir os ensinamentos da igreja, ele usava trevo, que o ajudava a explicar a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) dos católicos. Daí surgiu o costume dos irlandeses em usar o trevo como adorno em comemorações e de adotar a cor verde, que também está na bandeira do País, como símbolo maior.

3 comentários:

  1. oi flor, gostaria de convida-la a conhecer meu blog e site www.mafolie.com.br
    Espero q goste :))))
    bjokas guta

    ResponderExcluir
  2. Putz, só agora li e não tomei uma cerveja da boa no dia 17. Será que ficarei sem a mardita o ano inteiro? rsrs
    Agora, sério, adorei conhecer de onde veio a lenda.

    ResponderExcluir
  3. Show! Esta eu também não sabia!
    Beijocas

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz: comente!