13 março 2009

Restaurant Week – ainda dá tempo!

Puxa, eu queria ter postado antes, mas foi passando, passando... De qualquer forma, você ainda tem hoje, amanhã e domingo para aproveitar o evento. Igualzinho ao de New York, a onda do Restaurant Week é fazer uma temporada em que restaurantes bacanas fazem menus a um preço fixo: 25,00 no almoço e 39,00 no jantar, com entrada, prato principal e sobremesa. Some a isso dois opcionais (mas que não tem porque você deixar de pagar, certo?), que são os 10% de serviço + R$ 1,00 para a Fundação Ação Criança.

Visitei quatro deles: Bistrô Charlô, Boa Bistrô, La Risotteria Alessandro Segato e Thai Gardens. Os três primeiros eu já conhecia e foram escolhidos para almoçar por comodidade mesmo, afinal, todos ficam a alguns passos de casa. Bom, em linhas gerais, curti bastante o clima do evento. Apesar das filas, só encontrei atendimento eficiente e bem-humorado. Os pratos ofertados, é bom ressaltar, nem sempre refletem a grandeza do cardápio da casa. Mas nenhuma delas me decepcionou.

Meses atrás li em uma coluna da Danuza Leão, na Folha, que nestes tempos de crise muitos restaurantes franceses incluíram em seus cardápios um prato com preço camarada. Acho boa ideia, por dois motivos: aqueles que de uma hora para outra viram a conta ficar mais magrinha podem continuar mantendo a pose; e quem nunca teve grana para conhecer restaurantes bacanas, agora também pode. Por aqui a ideia de uma promoção eterna ainda não rolou, mas o Restaurant Week é um evento bacana e com propósito semelhante – afinal, não é todo mundo que pode se dar ao luxo de almoçar sempre no Bistrô Charlô ou na La Risotteria, certo? Uma boa dica, sobretudo no jantar, é fazer reserva antes. Abaixo minhas impressões.

Bistrô Charlô (R. Barão de Capanema, 440, Jardins, 3087-4444): em pleno sabadão, foi o mais demorado: quase uma hora para descolar uma mesa, mas a gentileza do maître e dos garçons fez a espera ficar leve. Escolhi um creme de pupunha com azeite de alcaparras para entrada + couscous marroquino com caçarola de frango, damasco e ameixa (eis um assunto para outro post: já reproduzimos em casa e ficou divino) e, para finalizar, torta de gianduia com sorvete de creme. Tudo bem gostoso, tempero equilibrado, mas eu, doceira que sou, preferi a a sobremesa. A torta estava cremosa, macia, muito boa mesmo.

Boa Bistrô (R. Padre João Manuel, 950, Jardins, 3082-5709): acho que a chef Tatiana Szeles poderia ter caprichado mais nas opções disponíveis para o Restaurant Week. De qualquer forma... Gostei bastante do saboroso escondidinho de fumeiro servido na entrada. O prato principal, ok, foi um dourado grelhado com salté de pupunha e arroz de coco . Já o sorvete de limão servido com canudinho de doce de leite na sobremesa estava meio sem sabor.

Thai Gardens (Av. 9 de Julho, 5871, Itaim, 3073-1507): não conhecia e achei o ambiente divino, como comprova a foto de divulgação ao lado. Fiz reserva com três dias de antecedência, quando cheguei meu nome não estava na lista, mas confiaram na minha palavra e aprontaram uma mesa em excelente localização em menos de 5 minutos, apesar da grande fila de espera. A entrada tod man pia é um peixe moído e empanado acompanhado de um delicioso molho agridoce. Adorei o prato principal que escolhi, o massaman kai (frango com batata preparado com molho de curry vermelho e leite de côco) e fiquei bem feliz com a sobremesa também, que não lembro o nome, mas era um úmido bolinho a base de abóbora.

La Risotteria Alessandro Segato (R. Padre João Manuel, 1156, Jardins, 3068-8605): cheguei cedo, 12h em ponto, e tinha mesa livre. Oba! Para entrada escolhi galantine de coelho com salada de feijões brancos. O prato principal, no ponto, foi um saboroso risoto de vôngole e nozes. A sobremesa, um cheesecake caramelado, não estava assim tão lindo como o este da foto divulgada pelo evento, mas sim, estava muuito bom.

Já escrevi um montão, mas aí vão mais duas dicas: 1) todos
prepararam uma carta de vinhos para o evento com opções em taça e/ou preços camaradas. 2) Tal como NY, o nosso Restaurant Week também vai ter duas edições no ano. A próxima será em agosto. O site para informações (lá tem a lista dos mais de 100 restaurantes que participam) é www.restauranteweek.com.br.

Um comentário:

  1. Ei querida, da próxima vez convida eu para ir junto! Vivo em outro mundo mesmo, só vi isso agora, em pleno domingão... hahaha. Eu atrasada e aérea como sempre. Beijo grande, precisamos marcar algo, estou com saudade. Drika.

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz: comente!