25 setembro 2008

Jacu coffee (ou café de cocô de passarinho)

Muito já se disse sobre o café kopi luwak, aquele grão ingerido e depois defecado por felinos do povoado de Sumatra, na Indonésia. Atualmente, um expresso feito a partir destes grãos é vendido na rede Starbucks por 28 reais. Pois bem, a partir de hoje São Paulo já tem sua versão tupiniquim, o jacu bird coffee, disponível apenas na loja da Alameda Lorena, do Suplicy Cafés Especiais.

Em vez de felino, nosso “animal processador” dos grãos é está simpática ave aí ao lado, chamada jacu. Especializada em cafés orgânicos, a Fazenda Camocim, cercada de mata virgem na região montanhosa da Pedra Azul, no Espírito Santo, vinha sofrendo muito com os prejuízos causados pelo jacu em suas plantações de café. Mas aí alguém ouviu falar da história do kopi luwak e resolveu fazer o teste. Não é que deu certo? Hoje, os agricultores colhem todas as manhãs os grãozinhos do jacu bird coffee – na verdade, o cocô da ave, que ingere e depois defeca os grãos sem digeri-los. Dizem que da reação química dos grãos com os sucos gástricos do animal é que resulta em um café de altíssima qualidade. A produção é incerta, depende da fome do pássaro, e quase tudo vai para o exterior. Daí o preço sobe, né? No Suplicy, que conseguiu um pequeno lote da iguaria, o expresso jacu custa 8 reais, o solo, e 14 reais, o doppo.

E alguém paga isso em uma xícara de café? Como gosto muuito de café, sou para lá de curiosa e queria postar a novidade no blog, eu paguei. Já tinha provado o kopi luwak no Santo Grão tempos atrás (não está mais no cardápio) e na minha leiga opinião, ambos são parecidos: resultam em bebida leve, saborosa, de pouca acidez e de boa qualidade. Mas não é lá muito diferente dos bons cafés que a gente encontra numa cidade como São Paulo. De diferente mesmo só a reação dos atendentes. Como os raros grãos chegaram hoje, acho que nenhum cliente tinha provado ainda. E todos me olharam com um misto de riso, curiosidade e estranheza. "Afinal, porque ela pediu o jacu coffee?"

9 comentários:

  1. Café de cocô de passarinho? Era só o que faltava! Vi um teste às cegas na TV com uma especialista e ela falou maravilhas desse café. É obvio que vou provar!! Sou curiosa como você e quando o kopi luwak chegou ao Brasil eu fui tomar a minha xicrinha e também não achei nada demais. Na verdade, achei meio ácido. Vamos ver como será minha experiência com o jacu coffee.
    Silvana

    ResponderExcluir
  2. Olha eu dando uma pitada, do meu tempero lusitano aqui no Gulodice. Estando a mais de 3 anos em portugal tive a oportunidade de trabalhar em diversos lugares inclusive num Clube especializado em Chás e Cafés, onde tive a oportunidade de esperimentar muitos aromas e sabores como o Jamaican Blue Mountain considerado aqui em Portugal como o Rolls Royce dos cafés, servido la a pequena quantia de 6 euros a chávena (xicrinha bem pequena, rs), que para os padrões portugueses ja é bem caro considerando que uma bica custa 0,60€ (Ah PORQUE O CAFEZINHO É CHAMADO DE BICA EM PORTUGAL? Bom, os primeiros expressos em Portugal foram vendidos no café A Brasileira, em Lisboa. Muitos clientes acharam o gosto do produto um tanto amargo. Para contornar o problema, a direção da cafeteria criou um slogan para atrair os clientes: Beba Isso Com Açúcar. A campanha deu certo e a frase ficou tão marcada que o uso das iniciais de cada palavra - bica - passou a ser sinônimo de cafezinho no país. fonte ABIC), e nesta experiencia profissional e de aromas e paladares posso garantir que vale a pena pelo menos uma vez provar (em relação ao café) esta diversidade de sabores "exoticos" que este pequeno grão pode nos oferecer, e assim que chegar em Sampa para minhas merecidas férias o jacu bird coffee será uma das minhas paradas. Saudações Lusitanas

    ResponderExcluir
  3. Pode deixar portuga brazuca, quando estiver por aqui vou te levar para tomar jacu bird e muitos outros bons cafés de SP. Valeu pela aula - agora entendi porque vocês dizem que querem uma "bica".

    ResponderExcluir
  4. Incrível como brasileiro gosta de merda, a começar pelos políticos como Paulo Maluf, que está aí querendo ser prefeito de novo. Eu ainda prefiro café de coador. César.

    ResponderExcluir
  5. Eu sei que você gosta de experimentar coisas diferentes e isso faz parte da sua função, mas tem limite para tudo né? Café de cocô?? Prefiro quando recomenda o bom chopinho. Alexandre.

    ResponderExcluir
  6. Esta é demais, eu tinha visto isso no filme Antes de partir, mas ñ achei q a moda ia chegar por aqui. Muito bom - e você, como sempre, nos colocando a par de tudo q acontece. Beijo, Renata.

    ResponderExcluir
  7. Nossa... Café a base de cocô de Jacu a 8 reais!?!?! Se meus pais souberem disso terão um infarto. Já imagino os comentários. rs... Dizem que a curiosidade matou o gato, só que este tem sete vidas e você minha amiga, tem quantas? rs... Tudo em nome da profissão, certo?
    Chico.

    ResponderExcluir
  8. Oba, o jacu bird coffee deu o que falar! Prometo continuar atenta, a procura de novas e deliciosas gulodices, esquisitas ou não!

    ResponderExcluir
  9. Lendo e aprendendo... kkkkkkkkkkkkk
    Mas, eu tomaria, sim, se os especialistas dizem que é bom, no mínimo já estou curiosa...Sigo um pensamento a respeito do que se ingere, até por uma questão sobrevivência, nunca se sabe aonde vai estar ou cair, então, senão faz mal, é de comer ou beber, por que não?

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz: comente!