12 setembro 2008

Com açúcar e com afeto

Desde que li Alta Fidelidade, de Nick Hornby, que já virou peça de teatro e filme, peguei mania de listas. Para quem não lembra ou não conhece, o protagonista Rob Fleming é um fracassado com mulheres e passa a vida fazendo listas de tudo. Das melhores e das piores coisas e, sobretudo de suas músicas preferidas. Aliás, a trilha do personagem é show! Daí nasceu a idéia de Os Cinco Mais. De tempos em tempos, vou postar minhas preferências por guloseimas, bebidas, lugarzinhos bacanas, peças em cartaz e o que mais der na cabeça. E não tem melhor tema para começar que... DOCES. Foi difícil escolher apenas cinco, mas aí estão. Em vez de ficar babando, vá experimentar.


Quindim, do Alice Quindim - É vendido em caixinhas em alguns supermercados da cidade, mas o melhor é comprar direto na pequena fábrica de Pinheiros. É de pirar ver os funcionários preparar aquelas pequenas jóias reluzentes. Podem me condenar, mas nem em Portugal provei quindim tão bom. Rua Cônego Eugênio Leite, 1040, 3815-1069.


Bolo de laranja com baba-de-moça, da Vó Sinhá - Caseiro com gosto de infância. A baba-de-moça vai no meio e também na cobertura, formando casquinha crocante em cima da fatia de massa úmida. Com o café curto, forte, rola um contraste de sabores divino. Rua Augusta, 2724, Jardins, 3081-2389.


Brownie, da Helô Doces - Outro vendido em supermercados como o Empório Santa Luzia, em embalagens de 60g, 250g ou 500g, mas vá direito à fonte. O cheiro da massa saindo forno nos recebe na calçada. Lá dentro, por uma enorme parede envidraçada, avista-se a cozinha clara e os confeiteiros, todos de branco, trabalhando o brownie que, incrivelmente, não leva nada de farinha. Daí o resultado único, difícil de reproduzir. Peça um pequeno para comer na hora (é o tipo de coisa que não dá para adiar) e leve uma bandeja para casa. Aquecido, acompanhado de sorvete de creme, faz um sucesso como sobremesa de qualque jantar bacana. Rua Lira, 75 - Vila Madalena, 3814-4854.



Bureka de chocolate, da Casa Búlgara - Bom Retiro é lugar de comprar bastante roupa legal pagando pouquíssimo, certo? Para mim, há definição melhor: é onde vou quando quero matar a saudade das burekas feitas por esta simpática senhorinha de 81 anos, a búlgara Lona Levi. De origem judaica, trata-se de uma rosquinha de massa folhada, com recheios variados, doces e salgados. Mas a de chocolate... O recheio é denso, levemente amargo. A lojinha, muito simples, tem mais de três décadas e a dona Lona, boa de papo, sempre está por lá. Rua Silva Pinto, 356, 3222-9849.

Vol-au-vent de baunilha, da Cristallo. Para começar o dia, para o fim de tarde, para aplacar o mau humor, para entender o que são os pequenos prazeres da vida. Peça um expresso e um mini vol-au-vent. Receita clássica européia, recheada de levíssimo creme de baunilha, tudo feito no dia. Sem mais comentários. Rua Oscar Freire, 914, Jardins, 3082-1783.

3 comentários:

  1. Puxa vida, tenho mais um motivo para ir no Bom Retiro.. hihihi. Teu blog tá uma delícia, bjs, Renata

    ResponderExcluir
  2. Concordo,teu blog tá uma delícia,Monica, mas ele faz engordar tal a forma como você descreve essas maravilhas..Vou ter que conferir todas! rsrs

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Você me deixou com água na boca... Da próxima vez que for visitá-la viro um mico leão dourado senão provar um brownie da Helô, que como disse é vendido no Empório Sta. Luzia, que fica em frente ao portão do seu edifício... Eu não posso falar em brownie que logo me lembro do filme "Sob o Sol da Toscana" cuja protagonista, além de escritora e crítica literária era uma cozinheira e confeiteira de mão cheia... o brownie aparece logo nas primeiras cenas do filme, que é um dos meus favoritos.

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz: comente!