29 setembro 2008

Coxinha, um capricho real

Dizem que a coxinha surgiu na região de Limeira, no interior de São Paulo, graças aos caprichos de um filho da Princesa Isabel e do Conde D’Eu. Por ser deficiente mental, o garoto teria crescido isolado em uma fazenda. Como muitas crianças, ele tinha lá suas manias alimentares: do frango gostava apenas do peito e das coxas. Um dia, ao perceber que não havia coxas e peito da ave suficientes para dar ao menino, a cozinheira tratou de transformar as outras partes que tinha em coxas, moldando-as numa massa feita a base de farinha e batata. O menino adorou e ao saber disso sua avó, a Imperatriz Tereza Cristina, quis experimentar. Gostou tanto do petisco que acabou levando-o para a corte, popularizando-o. Verdade ou lenda, difícil dizer. Mas o fato é que esta história sobre a invenção do salgado mais popular do país é muito boa!

6 comentários:

  1. Nossa, achei linda esta história... Quer dizer que além do brigadeiro, a coxinha também é legítima brasileira? Fora as nossas pizzas que são as melhores do mundo. Não que eu tenha saboreado as pizzas do Japão, mas duvido que acertem no tempero. Gosto do sabor da curiosidade... Obrigada por saciar a minha apetite. Beijinhos, Mônica, e mantenha-nos de antenas ligadas a novos sabores.

    ResponderExcluir
  2. Todo gringo se encanta com nossos salgadinhos, principalmente a coxinha. Adorei saber a sua história. Mesmo que seja lenda, ela convence!

    ResponderExcluir
  3. Monica!
    Amei essa história. Sensacional.
    Beijocas, Mari

    ResponderExcluir
  4. Hum... show de bola a invenção do meu salgado preferido.. e digo mais, odeio ir a festas onde não se servem coxinhas!!!
    Bjs

    Márcia Martins

    ResponderExcluir
  5. Uma das coisas que mais me orgulho em ser brasileiro é a nossa criatividade para se virar em momentos de aperto, a sabia cozinheira não se viu em apuros e criou algo rapidinho, lenda ou não a história é muito boa!

    ResponderExcluir
  6. ~legal eu escutei essa estoria na tv e amostrei ao meu colega

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz: comente!