18 setembro 2008

Com ou sem colarinho?

Minha lista de Os Cinco Mais da vez elege os locais bacanas para tomar um chope, levando em consideração quesitos totalmente subjetivos do tipo, "é perto da minha casa", "os meus amigos frequentam", "tem cara de praia" e por aí vai. Mas é claro que não tem chope ruim na lista, certo? Na dúvida, percorra a cidade, de bar em bar, e depois me conta.


O Frevinho é bom a qualquer hora, mas sobretudo no meio da tarde nos dias de semana. Se você for um privilegiado como eu, que às vezes pode se dar ao luxo de tomar um chopinho nesta hora, ocupe um lugar no balcão e peça um rabo-de-peixe. A bebida é levinha, saborosa... E saber que o mundo trabalha feito louco enquanto você se presenteia com um pequeno momento de prazer como esse é uma sensação indescritível! Rua Oscar Freire, 603, Jardins, 3082-3434.


Sei pouco de futebol, mas acho tão estilosa a parede cheia de quadros do São Cristóvão! As comidinhas são tentadoras (alheira cai bem com o chope sempre gelado) e o ar desencanado da casa atrai gente bem interessante. Rua Aspicuelta, 533, Vila Madalena, 3097–9904.

Em um domingo ensolarado, para fazer de conta que estou no Rio, o lugar é o Pirajá. A gente toma vários chopes
sem se dar conta. O boteco fica de esquina e as mesas da calçada são as mais bacanas. Para rebater o efeito do álcool peça a porção de croquete de abóbora recheado de carne-seca. Avenida Brigadeiro Faria Lima, 64, Pinheiros, 3815–6881.

O balcão que serpenteia todo o salão do Bar Balcão (redundância, eu sei) faz a gente se sentir entre amigos - não por acaso, sempre tem uns solitários po lá. Mas além de ser perto de casa, gosto pelo clima intimista, propício ao bom papo e à paquera. Depois de alguns chopes, olhe o cardápio. Há ótimos sanduíches, mas eu viciei na porção de mussarela de búfala acompanhada de um cestinho de pão ciabatta quentinho. Rua Melo Alves, 150, Jardins, 3063–6091.

Ah, quantas noites bem terminadas no Filial! Falei que não ia eleger melhor chope, mas dos cinco talvez este seja o meu preferido. Chega um atrás do outro, na temperatura e colarinho ideais, nem precisa pedir. Só tome cuidado porque os garçons, empolgados, as vezes levam o anterior antes mesmo de você arrematar. Da cozinha também saem, madrugada adentro, ótimas porções. Rua Fidalga, 254, Vila Madalena, 3813–9226.
Mônica Santos trocou o carro por táxi faz tempo e não entende porque todo mundo, em vez de se preocupar como driblar os comandos policiais da Lei Seca, não faz o mesmo.

4 comentários:

  1. Querida, assim você me tortura!!!!!!!!! Vai ter que tomar um chopis comigo qualquer tarde destas lá no Frevo. Bj ALÊ

    ResponderExcluir
  2. rs Ok querido, mas um só!? Vem de táxi! Valeu pela visita. bjs.

    ResponderExcluir
  3. Mônica, adorei o blog!! Seus textos são devoráveis em todos os sentidos. Beijos!! FRED.

    Tbm concordo que o Vol-au-vent de baunilha, da Cristallo é de arrasar a qualquer hora do dia.

    ResponderExcluir
  4. Mô, adorei as dicas. Em troca, sugiro o mil folha da Pain de France, da Alameda Jaú... desmancha na boca, ele é de matar de prazer!

    beijo

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz: comente!