29 agosto 2008

Chá da tarde


A minha paixão por café é assunto que merece um post mais inspirado em outra oportunidade. Mas eu também adoro os chás. Não sei bem quando e nem o que motivou isso, mas escrever tomando um chazinho é um hábito que eu adoro cultivar. Quem já trabalhou comigo sabe: sempre tive minha canequinha sobre a mesa. Um companheiro de redação mais ligado me deu lindas xícaras de chá de presente. Outro, quando visitou uma casa de chá chinesa nos Estados Unidos, me trouxe incríveis e perfumadas ervas para infusões. Hoje trabalho em casa e esse charmoso bule aí da foto é meu companheiro de muitas tardes no computador.
Gosto de todos os chás e mesmo quando não há comprovações científicas eu acredito que eles fazem bem: camomila para desintoxicar o fígado, cidreira para aliviar dores de cabeça, erva doce para cólicas intestinais e para melhorar a pele, hortelã para problemas respiratórios, canela para pressão baixa e calafrios, boldo para curar ressaca, verde para emagrecer... E chá de sumiço, para aqueles momentos em que a vida está pesada e a gente precisa se recolher para recuperar as energias. Minha avó paterna, a vó Pierina, tinha sempre na geladeira um chá de carqueja. Amargo de doer a alma, mas independente da doença ela dizia que era bom. Eu fechava os olhos, tapava o nariz, tomava e, juro, melhorava mesmo!
Agora, a verdade é que gosto de chá, mas entendo quase nada. Meus conhecimentos são os que aprendi com os outros, com as revistas... Mas sei quem sabe mais sobre isso: a gaúcha Carla Saueressig, proprietária de A Loja do Chá, uma franquia da alemã Tee Gschwendner, é uma especialista. Com ela, você descobre que o mundo dos chás é tão rico e cheio de curiosidades como o mundo do vinho, por exemplo. No dia 12 de setembro, a partir das 14h30, na Casa Santa Luzia, nos Jardins (SP), ela vai dar um curso básico para iniciantes. A história da bebida, as diferentes formas de preparo, o ritual do chá e, claro, degustações, fazem parte do bate-papo gratuito, que infelizmente dura apenas uma hora. Eis um chá da tarde que vale a pena, mas como são apenas 25 vagas, é bom correr. Inscrições no local ou por telefone (11) 3897-5035.

6 comentários:

  1. Oi Mônica!! Gostei bastante do blog!! Li o post sobre as feiras e fiquei com muita saudade de quando morava em São Paulo e ia na feira de domingo com a minha vó!!rs Até liguei pra ela!! :-)
    Bjs e vá em frente com o blog, mesmo com a correria louca da vida de jornalista!
    Xenya.

    ResponderExcluir
  2. Que blog legal, Mô. Também adoro feiras, chá, teatro, biografias... Me senti em casa, devorei tudo. Vou voltar! Sucesso pra você! Dan

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mônica. Adorei o blog. Parabéns! Espero você na segunda-feira para um chá antes de começarmos a trabalhar. Beijocas.
    Marcelo

    ResponderExcluir
  4. Vim para o computador com uma caneca de chá e, ao lembrar que havia lido esse texto na semana passada, me dei conta que, mais do que imagino, tomo essa bebida quentinha levemente deliciosa!

    ResponderExcluir
  5. Que bom que meu texto faz parte da sua vida. Venha sempre, divirta-se. Um brinde com chá! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Poxa que legal vc me lembro do chá de carqueja da casa da nossa avó, não faltava, até eu tomava, boas lembranças.

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz: comente!