06 janeiro 2009

Dia de Reis, dia de romãs

A romã não atrai apenas sorte e fartura, prometidas pela simpatia popular a quem chupar sementes da fruta hoje, Dia de Reis. Há evidências de que a ingestão diária do suco ajuda a controlar a pressão arterial, reduzir o colesterol ruim (LDL) e prevenir o câncer de mama e de próstata. Além disso, um estudo da Universidade da Califórnia feito anos atrás provou que o suco de romã tem duas vezes mais antioxidantes do que o vinho tinto. Voilà! Para aproveitar os benefícios, bata no liquidificador a casca, as sementes e a polpa (isso, tudo junto!) com um pouco de água, coe e beba em seguida.
Selecionei três simpatias que devem ser feitas hoje para garantir fartura de dinheiro, amor e saúde o ano inteiro. Se funciona não sei, mas mal garanto que não faz!

1. Coma a romã, embrulhe três caroços em um pedacinho de pano ou papel (tem gente que diz tem de ser vermelho...) e guarde-os dentro da sua carteira.
2. Peguei uma romã e retire nove sementes pedindo aos Três Reis Magos (Baltazar, Melchior e Gaspar) que neste ano que se inicia você tenha muita saúde, amor, paz e dinheiro. Em seguida pegue três das nove sementes e embrulhe num pedacinho de pano ou papel. Elas devem ficar na carteira o ano inteiro. Outras três você engole e as três restantes joga para trás fazendo o pedido que desejar.
3. Coloque uma romã inteirinha dentro de um saco de tecido feito com pano vermelho. Ofereça-a aos Três Reis Magos e, em seguida, pendure o saquinho atrás da porta. A fruta vai secar e ele deve permanecer no amuleto até o próximo Dia de Reis.

Outras curiosidades sobre a romã:

Poderes afrodisíacos: diz a lenda que o Rei Salomão, conhecido como o mais sábio dos reis de Israel, encontrou no vinho da romã a força para contentar suas 700 esposas e 300 concubinas. Por gratidão, ele mandou esculpir a fruta no alto das colunas de seu templo, onde hoje se encontra o Muro das Lamentações, em Jerusalém.

Ano novo judaico: assim como os católicos, os judeus até hoje consomem romã em sua passagem de ano. As pessoas engolem as sementes para que sem méritos sejam multiplicados. Muitos judeus também acreditam que uma romã possui 613 sementes – o mesmo número de mandamentos escritos da Torá.
Fertilidade: na Grécia e na Roma antigas era comum as mulheres consumirem a fruta em festas religiosas para evocar a fertilidade. Daí o simbolismo que existe até hoje.
Remédio para a garganta: já ouviu dizer que gargarejo com chá de casca de romã alivia as dores na garganta? Pois é verdade. A fruta tem propriedades antiinflamatórias e capacidade para aderir à mucosa, protegendo-a. O ideal é fazer o gargarejo à noite, pouco antes de dormir.

6 comentários:

  1. Começou o ano bem, heim, produzindo bastante. Tô aqui todos os dias, viu! Assim, te vejo o ano todo! Bjs, carinho.

    ResponderExcluir
  2. Não sabia desses poderes afrodisíacos da romã..hummm, muito bom. Gulodice também é cultura! rs

    ResponderExcluir
  3. Cantei em um coral por muitos anos o regente recomendava o uso do chá de romã para afinar a voz e não deixar inflamar a garganta, dava bons resultados. Quanto ao uso como afrodiziáco eu fiquei sabendo hoje, vou experimentar, depois posto o resultado.

    ResponderExcluir
  4. Que delicia de materia!
    Tenho umaromanzeira nomeu jardim que faz a festa todos os anos...
    Frutifica romãs de varios tamanhos desde pequenas ate gigantes...
    è um espetaculo de cores que nos encantam os olhos... E o paladar de toda a familia qeu nosvem visitar!
    Querida receba meu beijo e que Deus e os REis Magos te abençoem neste ano com toda sorte de prosperidades...
    Cléo Borges

    ResponderExcluir
  5. eu achei uma coisa muito bom essa fruta eu ja comi mais ñ foi muito agradavel xaaaausinho
    valeu

    ResponderExcluir
  6. amiga ja estou com minhas romã aki prontas pra serem devolradas e trazer me muita sorte esse ano....abrço obrigado pela a dica (jose vanio palmas tocantins)

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz: comente!