26 dezembro 2008

Bacalhau à Seu Alfredo

Sou íntima das panelas, modéstia parte em geral me saio bem mesmo nas experimentações mais estapafúrdias. Entre os amigos, já desfruto até do prestígio de ter "mão boa" (e, confesso, fico toda cheia com os elogios). Mas, curiosamente, este é um dos meus dotes que minha família pouco conhece - até porque é duro fazer mãe, tias, avós e afins largarem a missão... Então foi passando, até que numa dessas reuniões de família eu abri a boca e disse que do Natal de 2008 cuidaria eu. No início de dezembro, as matronas me cobraram, certas de que eu ia desistir. Depois, quando abracei a missão, queriam meter a colher. E eu, claro, não deixei de jeito nenhum!

Bom, escalei prima e irmã, deleguei tarefas e inventei de fazer para a véspera uma bacalhoada, embora nunca tivesse feito uma antes. Em geral, não vejo problema algum com novidades - pego receitas, faço minhas invencionices e em 99% das vezes dá super certo. A questão era o 1% que podia dar errado... Não se tratava de mais um jantarzinho. Era a ceia de Natal da minha família, uma turma de 20 pessoas. Aí, me deu um medinho de fazer feio diante daquelas cozinheiras tarimbadas! Ok, se desse errado, tudo ia acabar em risada, como tudo na minha família. Mas eu fui tomada de uma encanação: não queria de jeito nenhum que o Natal de 2008 fosse lembrado como "o dia em que a Mônica pagou o mico diante das panelas".

Então, além de ler mil receitas na internet e pesquisar em livros, eu tratei de ir falar com quem entende. Seu Alfredo, pai de uma amiga lá de Bauru, tem a cozinha como profissão e muito atenciosamente me deu dicas preciosas. Claro, como de costume, não segui 100% à risca. Mas deu super super super certo, as pessoas amaram e eu estou tão feliz hoje! Em dois dias de comilança, teve também entradas, acompanhamentos, sobremesas, tender, pernil, camarão da moranga... Mas foi o bacalhau o maior sucesso. De repente mãe e tias (elas que sabem tudo!) queriam "a minha" receita. Ah, demais! O segredinho, que fez toda a diferença, foi fazer um refogado de cebola, tomate e salsinha, tudo bem picadinho, em vez de colocar apenas estes ingredientes levemente salteados entre as camadas do peixe. Além disso, o peixe não passou por água quente. E tudo isso foi coisa do Seu Alfredo. Por isso, assim batizo a minha mais nova especialidade. Não é à Gomes de Sá, à José Maria e nem à Pardal Monteiro (todas variações típicas de Portugal). A minha receita de bacalhau é o Bacalhau à Seu Alfredo. Vai aí um passo a passo, testado e aprovado!

Em tempo: família já marcou uma nova bacalhoada para eu fazer em fevereiro. Fora isso, eu ainda não sei que desculpa vou dar para fazer mãe e tias assumirem a ceia do Natal 2009. Gostei da brincadeira, mas cansou demais!! Tem horas que eu prefiro ser convidada mesmo.


Bacalhau à Seu Alfredo

1 quilo de bacalhau em postas dessalgado
14 tomates
3 cebolas
10 batatas
1/2 maço de salsinha
2 ovos
200 gramas de azeitona portuguesa
1 pimentão vermelho
alho, azeite, pimenta e sal

Modo de fazer:
- Corte as batatas em rodelas e cozinhe-as levemente (não devem ficar muito moles, para não desmanchar).
- Numa panela, frite alho no azeite e junte a salsinha, 12 tomates e duas cebolas picadinhos. Tempere com pimenta do reino e sal, sem exagero! Coloque um pouquinho de água, para fazer um refogado encorpado.
- Forre o fundo do refratário com uma camada desse refogado, em seguida coloque as postas do peixe, mais refogado e depois uma camada de batatas. A cada nova camada, regue com azeite e jogue um pouco de azeitona, ok? Alterne as camadas até acabar os ingredientes, deixando por último uma camadinha do molho refogado. Por cima, fatie dois tomates, uma cebola e o pimentão.
- Cubra com papel alumínio e leve para o forno (durante o cozimento, é normal soltar muita água e derramar. Por isso, coloque uma forma sob o refratário). Fica pronto em cerca de 1h.
- Antes de servir, decore com azeitonas e ovos cozidos.

2 comentários:

  1. Mônica querida, tens graça e poesia até num almoço de família. Me deu saudade da tua comida! Vamos agitar a turma e marcar algo logo para começar 2009? Te desejo um lindo ano, Márcia.
    PS.: Fiquei com vontade de conhecer esse seu Alfredo!

    ResponderExcluir
  2. ...eu filha de " seu alfredo " e testemunha das dicas, nao podia deixar de dizer que pra familia esse bacalhau de fim de natal já é tradição...delicosa tradição !!! Com certeza o seu deve ter ficado incrível tbm e desde já antecipo a proxima receita que papai pode te passar - MOQUECA ALFREDO ...prato do reveillon...com certeza sua familia vai querer provar tbm !!! Beijos ALEXANDRA KESAM - MAIS CONHECIDA COMO FILHA DO SEU ALFREDO RSRS !!!

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz: comente!