27 fevereiro 2010

Água com bossa

Puxa, estava lendo o texto abaixo em um blog portuga bem legal que se chama Delícias Saudável e achei que devia tomar uma atitude politicamente correta e publicá-lo no blog. Afinal, eu só falo de comida - e geralmente, das mais calóricas né? Pois então, para manter tudo sob controle, água! Todo mundo sabe que faz bem, mas muita gente esquece ou, por displicência, troca por...refrigerante. Argh!!!!!!! Modéstia parte, eu tomo muita água - mesmo!

E ultimamente estou em uma onda de aromatizar as jarrinhas aqui de casa. Água aromatizada é chique, saborosa, custa quase nada e não tem nenhum convervante, A minha versão-preferida-do-momento é colocar um galho de hortelã, uma pimenta malagueta e duas rodelas de limão (cuidado: se ficar muito tempo, o limão amarga). Na foto aí de cima, outras sugestões para dar uma bossa especial à aguinha de todo dia. Mas claro que você pode inventar a sua. E se for bem diferente, me conta!



Todos os benefícios da água

Cerca de 70% do nosso corpo é composto por água e, quem sabe se não é por essa razão que este líquido vital é o melhor remédio natural que existe. Além disso, ajuda a emagrecer e é uma grande aliada da nossa pele.

Combate o câncer
Uma ingestão insuficiente de água aumenta o risco de câncer na bexiga e no cólon porque fomenta a concentração de substâncias tóxicas nestes órgãos. Uma ingestão adequada de água reduz o risco.

Combate as infecções
Beber entre cinco a oito copos de água por dia reduz a produção de pedras nos rins e as infecções urinárias. Também mantém as mucosas do sistema respiratório convenientemente hidratadas, e diminui o risco de infecções virais como a gripe. A água também ajuda a limitar a incidência de ataques de asma.

Cuida da boca
A saliva, que contém substâncias antibacterianas, diminui se não bebermos água. Isto favorece a presença de bactérias que provocam gengivites, cáries e outras doenças da boca.

Regula o metabolismo das gorduras
Uma ingestão insuficiente de água faz com que os depósitos de gordura do nosso corpo aumentem, devido a um funcionamento incorreto do fígado, responsável por metabolizar as gorduras e convertê-las numa fonte de energia para o organismo.

Ajuda a ficar saciada (o)
A água tem um efeito saciante e, portanto, faz com que comamos menos. Para além disso, como a água que bebemos está a uma temperatura mais baixa do que a corporal, o organismo tem de queimar calorias para poder aquecê-la.

Evita a retenção de líquidos
Quando o corpo recebe pouca água interpreta-o como uma ameaça para a sua sobrevivência e compensa essa carência retendo líquidos. Para o evitar, basta fornecer-lhe toda a água de que precisa.

Trava o envelhecimento
Com o passar dos anos, o nosso organismo perde cada vez mais água, o que afedta, sobretudo, a pele. No entanto, se bebermos o suficiente, o equilíbrio entre a água que possuímos e a que perdemos mantém-se, e a pele mantém-se jovem durante mais tempo.

Reforça a função protectora da pele
Para que se possa defender de agentes prejudiciais como o sol, o frio, o vento, a poluição ou as infecções, é fundamental que a pele mantenha um grau ótimo de humidade. Caso contrário, fica debilitada e exposta a todo o tipo de agressões, que a tornam irritável e sensível.

Um comentário:

Faça uma blogueira feliz: comente!