15 junho 2009

Cadê o Jaber que estava aqui?

Todo lugar que a gente mora sempre tem prós e contras. Para mim, os prós de morar na Alameda Lorena são quase todos para saciar a minha gulodice. Tem a Casa Santa Luzia em frente, o bolo com baba de moça logo ali no Vó Sinhá da Rua Augusta, o beirute do Frevo na rua debaixo, o café doppio do Suplicy na calçada do meu prédio, o pão de queijo quentinho que enche o cesto no Pão de Queijo da Haddock Lobo... Ah, posso escrever uma lista enoooorme, mas seria até sacanagem porque a esta hora você já deve estar aí babando. Mas o que importa dizer é que se tivesse de escolher entre as cinco guloseimas preferidas ao redor da minha casa, o quibe redondo recheado de nozes do Jaber estaria na lista fácil fácil. Só que para minha decepção, o quibe sumiu!

Veja só: outro dia entrei na loja da rede que tem (melhor, tinha) na Padre João Manuel, quase esquina com a Alameda Lorena. Achei algo diferente no ar, mas, enfim, pedi meu quibe redondo para viagem como de costume. Cheguei em casa, abri, e que medo... A cor, o formato e, sobretudo, o sabor estavam diferentes. O recheio, se tinha nozes, não percebi. Mas sal, ah, o cara mandou ver no sal!

Passei lá no dia seguinte e olhei com mais atenção: os funcionários eram os mesmos, a placa estava lá, mas o nome "Jaber" fora apagado. Persistente que sou entrei, fiz o mesmo pedido (um quibe redondo para viagem!) e puxei papo com a atendente.

- Não é mais Jaber, mas é tudo igual, porque o cozinheiro não mudou, explicou ela. Era tudo feito aqui mesmo.
- Mas o quibe redondo vinha da matriz do Paraíso, não?, retruquei.

Ela, constrangida, concordou. Paguei triste, peguei meu salgado para viagem, e antes de sair perguntei:

- Qual o novo nome da casa?

- Ainda não tem. Por enquanto, vai ficar sem nome, para que os clientes não se assustem com a mudança, respondeu a moça.

Assustar não é bem a palavra, fui embora pensando. É mais que isso. É decepção, é tristeza, é sentimento de abandono. Claro, o mundo não acabou. Ir à matriz no Paraíso continua sendo um dos meus programas preferidos, mas... Tô pensando seriamente em lançar um movimento pelo direto de todo paulistano morar ao lado de um Jaber.

PS.: Claro que não desisti do salgado. Mais uma vez cheguei em casa, abri e provei. E mais uma vez estava muuuito salgado. Estaria o cozinheiro apaixonado? Afinal, dizem, gente apaixonada vive com a cabeça no mundo da lua e erra a mão no tempero...

2 comentários:

  1. primeira...
    nunca comi desse kibes mas so de saber do recheio com nozes devia ser muitooooooo bom mesmo.
    bj

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que ainda tem esse kibe redondo com recheio de nozes aqui na Fradique. Mas se for fazer o manifesto, eu assino! Direito para todos! rs

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz: comente!