28 dezembro 2009

Uma tacinha procê, outra pra mim!

Finalzinho de ano, estava eu aqui pensando no post derradeiro... Comecei até a elaborar uma listinha de tudo aquilo que o Gulodice poderia sonhar para 2010:

"Que não falte um bom azeite e ervas frescas da horta/que todos os bolos e tortas desenformados fiquem perfeitos/que nenhum molho desande/que todos os pães cresçam lindamente/que ninguém na face da terra erre o ponto do brigadeiro/que todas as calorias sumam das receitas que a gente mais gosta"...

Mas aí parei e lembrei que uma cozinha sem erros e uma gulodice sem nenhum resíduo de culpa é meio sem graça, não? Pois vejam só: fiz uma tarte tatin para o Natal que não ficou, digamos, linda-maravilhosa, mas para estreante, até que me saí bem e a família (que neste dia não ousaria criar nenhum tipo de discórdia, é claro!) devorou tudo dizendo que estava perfeita. Para quem não sabe, essa famosa torta de maçãs, assim como tantas outras receitas divinas, é justamente o resultado de um erro ocorrido há mais de um século no Hotel Tatin, no Vale de Loire, na França.

Reza a lenda que após a morte do dono do hotel, as filhas Caroline e Stéphanie assumiram o negócio. A primeira administrava e a segunda cuidava da cozinha. Em um dia de muita correria, ao invés de colocar as maçãs cozidas na manteiga sobre a massa, ela colocou a massa sobre as maçãs. Como não dava tempo de fazer outra torta, mandou para o forno assim mesmo e depois inverteu sobre um prato. Como dá para imaginar, a história teve final feliz e a tarte tatin se tornou um clássico.

Então, para 2010, o Gulodice deseja apenas:

Que todos os cozinheiros profissionais ou não continuem a experimentar muito e sem medo de ser feliz. E que dessa aventura deliciosa nas cozinhas do mundo afora apareçam novas gulodices doces e salgadas para que a gente possa alimentar o corpo e a alma, dividir com os amigos, trocar receitas...".

Uma tacinha procê, outra para mim e... tin-tin!
Até 2010.


PS.: Ainda não fui ao cinema ver Julie & Julia, mas li o livro que inspirou o filme, o Minha Vida na França, lambendo o beiço e dele tirei uma lição: às vezes, para acertar uma receita, é preciso fazê-la mil vezes. Então, promessa de ano novo é preparar muitas tarte tatin, até que ela fique "linda-maravilhosa", igualzinha a dos chefs franceses.

Um comentário:

  1. Tin tin prá você querida! Um 2010 cheio de boas notícias em sua vida. Continue tentando, errando e acertando e sobretudo nos deliciando com esse blogue gostosíssimo.

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz: comente!