24 novembro 2009

O toque do chef

Por muito tempo me perguntei de onde veio a mania dos chefs de cozinha usarem aquele chapéu alto – afinal, para manter a higiene, basta a touca que, aliás, até minha mãe usa todos os dias, na labuta de fazer o almoço e o jantar. E olha que alguns destes chapéus são tão altos que parecem dar trabalho para equilibrar no corre-corre das cozinhas.

Pois bem, fui pesquisar. O nome do dito cujo, exibido aqui em vários modelitos, é toque ou toque blanche (do francês, touca branca). Reza a lenda que esse chapéu entrou na cozinha no século XVI, durante o Império Bizantino. Refugiados em monastérios, muitos fugitivos das invasões bárbaras acabavam dando uma forcinha no preparo das refeições. Usar um chapelão igual dos religiosos era uma maneira de não ser reconhecido. Mas foi só no século XIX, quando o famoso chef Câreme reformulou os trajes dos cozinheiros, que o toque blanche passou a representar um nível de hierarquia.

Então, basta olhar: em cozinhas com muitos profissionais, de diferentes tamanhos, tem chapéu de diferentes alturas. O cara que carrega o maior de todos, o mais pomposo mesmo, é aquele que manda no pedaço, entendeu? Aos iniciantes resta vestir o bibico, aquele que parece um chapeuzinho de militar, às vezes com duas pontas.

3 comentários:

  1. Adorei a pesquisa...quando vejo esse chapéu me lembro do filme Ratatui...vc já viu?
    beijokas

    ResponderExcluir
  2. Olha só, no caso de uma cozinha, tamanho é documento! Nunca tinha reparado nisso.

    ResponderExcluir
  3. Legal!Acho que vou usar um desses no carnaval...rs.

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz: comente!