17 fevereiro 2009

Com açúcar, com afeto

Adoçar bebida é uma coisa que nem sei mais fazer direito. Sei lá quando começou a mania. Adoro doces, mas dispenso o açúcar de café, suco, leite, chá... Quando resolvo fazer um bolo, torta ou algo do gênero, é aquele Deus nos acuda. Lá vou eu, correndo para o super!

Pois bem: são 4 horas da manhã e por um daqueles desatinos da vida de jornalista estou trabalhando. Melhor, estava. Parei para fazer o terceiro chá da madrugada, mas desta vez exagerei no tempo de infusão e ficou amargo. Para consertar, fui buscar o adoçante... E acabei dando de cara com esses coloridos torrões de açúcar que ganhei da minha amiga Ana Braun. Ela os comprou em Portugal - e eu cheguei a me perguntar porque alguém carregaria torrões de açúcar de lá até aqui.

Agora caiu a ficha. Ela fez isso porque eles são encantadores mesmo, não? Quando os vi na casa dela, amei. E embora não consuma, aceitei vários de presente. Hoje, enquanto usava o primeiro deles, sei lá porque cargas d'água lembrei de outro fato: logo que fui morar sozinha pela primeira vez (tipo sozinha de verdade mesmo, sem dividir o espaço com ninguém) entrei numas de brincar de casinha e fiz torrões de açúcar colorido para "receber as visitas". As minhas visitas, de fato, preferiam vinho, cerveja... Não me recordo de ninguém que foi tomar o chá das cinco e menos ainda que fim levou aqueles torrões. Mas lembro que ficaram fofos e a receita é uma baba:

  • 2 copos de açúcar de confeiteiro + 2 colheres de sopa de água + corante (se desejar).
  • Faz uma farofa, enforma (em forma para bombom, na forma de gelo, onde mais quiser). Eles secam rapido, aí é só desenformar com cuidado.
Na época guardei-os em um vidrinho, mas hoje já pensei que embrulhar um a um, como estes aí da foto, ia ficar show, não?

Obs.: Apesar de tentada, juro que não vou fazer nenhuma receita de torrão de açúcar enquanto não consumir todos estes que ganhei (o que, aliás, deve levar anos para acontecer).

Um comentário:

  1. Parece fácil de fazer. Quem sabe eu arrisque. Já imaginou que sofisticado servir chá ou café com cubinhos de açucar, ou então presentear?

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz: comente!