25 junho 2010

A razão e o prazer de cozinhar

Não conheço um único cozinheiro capaz de dispensar um elogio. O que muda é a forma de pedir e receber. Minha mãe é daquelas que serve a receita avisando "não deu muito certo, errei a mão hoje". Alguém acredita? Claro que não. E se algo desandou mesmo, depois desse mea culpa, quem vai ter coragem de dizer algo? Já minha irmã frequentou outra escola: alardeia, serve fazendo barulho, diz que nunca ninguém provou nada igual, que ela finalmente chegou à receita definitiva de tal quitute. Acredita que está tão perfeito que convence todo mundo mesmo se houver um açúcar a mais aqui ou um sal a menos ali. E, para completar, é daquelas que não compartilham receitas e segredos sem antes fazer você implorar de joelhos! E eu? Bom, acho que fico no meio termo das duas: a timidez me ensinou a não dar bandeira, mas confesso que sempre que alguém prova algo que eu fiz, seja um simples brigadeiro ou algo bem mais elaborado, sinto um "tan tan tan tan!" à la Beethoven dentro de mim. Delícia quando o elogio vem em seguida!

Sabe o que me deixa extremamente feliz em um restaurante ou no balcão de qualquer doceria? A pergunta sincera, seja do chef, do garçom ou do atendente: "O que achou, gostou?" Para mim, demonstra não apenas o interesse de vender, mas o de realmente agradar o meu paladar. É verdade que diante desta pergunta eu passei por muita saia-justa pois, por conta de alguns trabalhos, já testei muita coisa em um mesmo dia. E aí, as leis da saúde, da circunferência da cintura e, porque não dizer, do bom senso mesmo, nos obriga a apenas provar, deixando com dor no coração um tantão no prato. Mas acho que me saí bem com as respostas na maior parte das vezes, pois quando gosto, elogio mesmo, sem medo de ser feliz. E aí, abre-se aquele sorrisão, gostoso. Afinal, há outro motivo para cozinhar se não for para agradar os amigos, os parentes, os amores - e também os clientes?

Isso me fez lembrar um trecho de Para Viver um Grande Amor, do Vinicius, que reproduzo abaixo. Que sirva de inspiração para aquela bagunça que você certamente vai fazer aí na sua cozinha no fim de semana!  
  
(…) Conta ponto saber fazer coisinhas: ovos mexidos, camarões, sopinhas, molhos, estrogonofes – comidinhas para depois do amor. E o que há de melhor que ir pra cozinha e preparar com amor uma galinha com uma rica e gostosa farofinha, para o seu grande amor? (…)

23 junho 2010

Festival do Morango

Olha só a descrição: bolo de massa fofinha, com muito recheio, cobertura e cheinho de morangos? Isso te lembra o quê? Para mim, Amor aos Pedaços. A marca, uma das primeiras a exibir vitrines com bolos e tortas bem recheadões promove há mais de duas décadas o Festival do Morango. Na 22ª edição, que começou dia 1º de junho e vai até 31 de outubro a fruta aparece em nada menos do que 27 receitas. 
Merengue de Morango (Crédito: Divulgação)

Para levar para casa inteirinho ou comer uma fatia direto no balcão, faz sucesso há várias edições o merengue de morango, que traz discos de suspiros intercalados 
com chantilly e creme da fruta. 

Bolo rocambole (Crédito: Divulgação)

Outra opção é o bolo rocambole de morango, com massa de chocolate recheada com creme trufado, mais musse e camada fininha de geleia, ambos de morango... 

Doce de colher light (Crédito: divulgação)

Tá de dieta, não pode nem pensar em ingerir açúcar? O doce de colher com morangos 0% de açúcar vem em uma porção individual, em um copinho, e combina creme de coco com morango picado, decorado com coco seco em flocos e morango. 



Se ainda precisa de motivos para parar em uma Amor aos Pedaços nos próximos dias, continue a ler esse post:

O morango é originário da Europa, típico dos países de clima temperado a frio. Justamente por isso, sua melhor época no Brasil é nos meses de inverno.Trata-se de uma fruta pouco calórica, rica em fibras, magnésio, potássio e ácido fólico. Tem ainda vitamina C, que desempenha um papel importante como antioxidante, reforça o sistema imunológico e é fundamental na cicatrização de feridas. O morango contém também flavonóides, que podem ajudar a prevenir algumas doenças, como o câncer. Na hora da compra, escolha os mais vermelhos, firmes, sem manchas ou partes amolecidas. Por ser um fruta muito sensível, deve ser pouco manipulada. Guarde o morango na geladeira por três ou quatro dias e, hora de consumir, lave-o em água com gotas de vinagre. 

21 junho 2010

É pra esquetá!

Cappuccino quentão (Crédito: Divulgação)
O mês está passando rapidinho e eu já cai em duas festas juninas este ano. Muito quentão, vinho quente, canjica, arroz doce, paçoca, cuscuz... e até simpatia para Santo Antônio! Agora tenho em mãos a receita de um cappuccino quentão enviada pela marca de cafés 3 Corações, que pode fazer bonito nas festas de São João (dia 23) e de São Pedro (dia 28) ou até mesmo no inverno que começou hoje. Ok, o clima desse primeiro dia de inverno está mais para sorvete, mas garanto que não vai faltar frio nas próximas semanas. E, quando isso acontecer, basta reunir a família e os amigos e testar a receita. Se ficar boa, conta como foi e manda fotinho que eu publico, ok?


Cappuccino Quentão

Ingredientes:
Para o caramelo:
2 colheres (sopa) de cappuccino
100 gramas de açúcar
2 colheres (sopa) de água
1 colher (chá) de pimenta do reino preta moída
1/4 de copo de creme de leite
1 colher (sopa) de manteiga
Para o quentão:
1 litro de cachaça
500 ml de água
3 paus de canela
6 cravos
1 raiz de gengibre descascada e cortada em rodelas
3 colheres (sopa) de água

Mãos à obra:
Comece pelo caramelo: misture o açúcar e a água em uma panela e leve ao fogo até chegar ao ponto de caramelo. Desligue o fogo, acrescente e creme de leite previamente misturado ao cappuccino, pimenta e manteiga, batendo sempre. Reserve. Em outra panela, leve ao fogo todos os ingredientes do quentão, exceto a cachaça. Deixe ferver até reduzir à metade e, então, acrescente a cachaça, Após 5 minutos, tempo suficiente para evaporar a bebida alcóolica, retire do fogo e coe. Então, chegou a melhor hora, a de provar: coloque a bebida na xícara e acrescente uma colher do caramelo ainda quente. Pra ficá bunito que só, é só enfeitá com uma casquinha de limão, igualzinho na foto sô.
Dificuldade: Média
Rendimento: 10 pessoas