29 setembro 2010

Agradeça ao Richard Hellmann

Passei no supermercado para abastecer a geladeira e parei diante das prateleiras de maionese. Ai, deu calafrios! Eram tantas diferentes que eu fiquei sem rumo. Você que lê, deve estar pensando: "ué, mas vá na melhor, compra Hellmann’s". E era justamente isso que eu tentava fazer!

Só que fui atrás da Hellmann’s Light (eu sei, não faz diferença, mas eu gosto de acreditar que faz) e não tinha. E aí comecei a olhar para a família Hellmann's inteira: achei com limão, livre de gorduras trans, sabor manjericão, de queijo... Vi até Hellmann’s de Leite. Ai, que medo! Salve a original, não tem erro. Peguei, joguei no carrinho e lá mesmo no supermercado comecei a lembrar da história desta marca de maionese que é a primeira de todas - entre as industrializadas, of course!

A maionese, originalmente, é um molho fundamental da culinária, conhecido desde o século XVIII, servido frio e preparado à base de gemas batidas e azeite de oliva. Mas foi um alemão que teve a ideia de botar a coisa em vidros. Em 1905, recém-chegado a Nova York, Richard Hellmann abriu uma lojinha em que vendia a maionese caseira feita por sua mulher. A receita era das boas, fez sucesso e sete anos depois acabou despertando a atenção da indústria. Sempre me pergunto, será que ele ficou rico? Não sei... Nunca encontrei esta resposta. Mas para sorte dos nossos lambuzados lanches preparados na hora da fome (e para o azar da circunferência de nossas cinturas) a maionese Hellmann’s, sabe-se lá com quantas calorias a cada colher de sopa (não vou pesquisar isso, não quero saber!) está aí até hoje.

Outra hora, para engordar a lista de coisas trash para lambuzar o pão e tudo o mais que sua imaginação ousar descobrir, conto a história do bacana que enfiou 25 tomates em um vidro e fez nascer o catchup.

12 comentários:

  1. Hey!
    Finalmente um post, Dona Monica!
    Eu não conhecia a história da maionese. :)
    Beijos,
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Super interessante a história da maionesa, melhor ainda o humor sobre seu efeito na silhueta. São tantas as opções agora, que nunca sei qual escolher.
    Conta logo a hist. do catchup, vai...fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  3. Olá Mônica, meu nome é Graziela e sou da Tutti Frutti. Seria possível me passar o seu e-mail de contato? Aguardo o seu retorno para graziela@tfyogurt.com.br Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Olá Mônica,

    Você gostaria de receber novidades e lançamentos da Nespresso?

    Se interessar, por favor, entre em contato.

    Flora

    flora@mktmix.com.br

    ResponderExcluir
  5. Cláudia Pinto15/10/10 6:18 PM

    Quero mais novidades, amigah! Saudade de um texto seu! Bjoca

    ResponderExcluir
  6. Olá Mônica! Parabéns pelo trabalho!

    Meu nome é Karina Monteiro, sou assessora de imprensa da área gastronômica. Você poderia me passar seu e-mail de contato?

    Mande para karinasmf@gmail.com

    Obrigada, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, seu blog é muito interessante!
    Visite o meu, é sobre dietas, emagrecimento e vida em geral....sinta-se à vontade para comentar também.

    http://mayarasantana.wordpress.com/

    Beios, Mayara.

    ResponderExcluir
  8. Adoro quando você traz a história dos alimentos, como neste post. Maionese (a clássica, sem veadagens) é bom demais. Depois a gente pensa na cinturinha...rs Tava com saudade mesmo de vir aqui. Ah, adorei o visual.

    ResponderExcluir
  9. Seu blog é muito legal, espero que possa ser minha seguidora também pois possuo um blog o nome é moscasfritas.blogspot.com um brande abraço

    Helder

    ResponderExcluir
  10. Olá! Adorei seu blog. Tem receitas super saborosas! Cadastre-o na lista dos melhores blogs de culinária através deste link:
    http://www.comidas1.com/enviar-blog
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  11. Roberta Mathias13/4/11 9:20 PM

    Mônica, que delícia de texto! Amei!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Olá Mônica, adoramos o seu blog. Gostaríamos de um e-mail para entrarmos em contato para parcerias. (joseane@confrariacooklovers.com.br)
    http://www.confrariacooklovers.com.br
    Obrigada,
    Joseane Cardoso.

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz: comente!